quarta-feira, fevereiro 21, 2007

Hora H do Srº Herman & Companhia 'Ltd'

Já há uma semana e tal, andava na dúvida se deveria postar algo que fosse acerca deste novo programa, mas lá achei que seria cedo demais para estar a avançar com críticas por muito boas que até pudessem ser. Assisti ao 1º e 2º's programas através do youtube devido a certas falhas occridas na minha TV durante estes últimos tempos, o que também dificulta-me de certa forma em avaliar o formato. No título do post refiro a "... & Companhia "Ltd"." porque realmente todo o programa me parece limitado em certos aspectos tais como os textos, a falta de personagens cativantes e a entrega dos actores.

Quanto aos textos: embora sabendo eu como é difícil fazer comédia generalista, estes infelizmente não chegam a todo o tipo de público, pois fazendo piadas com palavras inglesas e passo a citar ("Sheep" trocadilho com ovelha) é algo que para uma população portuguesa que tem uma valente parte de gente que não percebe inglês, seja um pouco frustrante ficando-se com pontos de interrogação em cima das nossas cabeças "Mas o que é que ele disse? - Pôe lá isso mais alto!"
Falta ainda o essencial, o 'picante' nas piadas, ou seja, penso que até agora não houve uma única graçola que me deixasse ligeiramente com vontade de rir à gargalhada desenfreada e sem elas minha gente, não se vai a lado nenhum. Fazer comédia para 'elites' ou para zona com raio de circunferência de 20 km apartir de onde é transmitido, num canal generalista não encaixa. Se é assim mais vale colocá-lo na Sic Radical onde teria 'audiências mais à altura'.

Quanto aos personagens: alguns tem potencial para crescer e não aborrecem embora, estejam a faltar certo tipo comportamentos marcantes ou frases chave para alguns. Se é um programa para se tornar num clássico, então precisa de personagens clássicas com frases clássicas. Talvez possam ainda aparecer e faço votos que apareçam porque farto de tele-novelas estou eu.

Quanto à entrega dos actores: não será já a altura de mudar um pouco de 'staff'. Não queria estar a dizer este ou aquele nome para mudar porque como ainda é muito cedo estou a dar ligeiramente o benefício da dúvida a todos, pois malta p'ra fazer comédia engraçada tem aparecido em programas como Levanta-te e Ri, etc aos quais penso que deveria ser dada uma oportunidade e que com certeza fariam um grande papelão. "Mas não à dinheiro para contratar tal tipo de actores." Hmm, ou a coisa é para ser feita a sério e com meios, ou então mais valia nem ter começado.

Como já referi estou escrevendo este texto com um pé atrás porque ainda continua a ser cedo demais, e ainda poderei a vir a mudar de ideias ... sendo bom que assim fosse porque aí era um sinal de que estava ali um programa que valesse mesmo a pena assistir.
Ah.. e parem de fazer a comparação desnecessária com os Gato Fedorento quando sabemos que não tem nada há-ver uma coisa com a outra. Mesmo assim é relativo dizer algo assim, pois se as audiências do Hora H fossem uma coisa transcendente já o tinham posto à mesma hora do Diz Que É uma Espécie de Magazine, e passariam todos dizer que o programa foi feito para rivalizar com os gatos.

FV