terça-feira, março 13, 2012

Algumas fotos antigas tiradas da revista Caras

            
 
             
Algumas fotos antigas que tinha pr'aqui da Liliana Campos, Bárbara Norton de Matos, Carla Matadinho, Fiona, Helga Barroso e Cristina Mohler.

sexta-feira, março 09, 2012

Jonckheere Deauville Análise / Review

Os Jonckheere Deauville são basicamente dos melhores autocarros de longo curso em termos de carroçaria, e apesar de ter sido começado a ser pensado em meados dos anos 80, ainda serve ligeiramente as necessidades de uma deslocação de poucas centenas de quilómetros. A carroçaria de estilo muito apelativo e o conforto para o passageiro davam cartas relativamente a outros grandes carroçadores.
O interior para o passageiro é extremamente panorâmico dando sempre a sensação de imenso espaço ao contrário de outras configurações de outros carroçadores em que simplesmente a cabeça do passageiro rasa a bagageira interior, obrigando até as pessoas a encolherem-se quando se têm de ausentar do assento. Os bancos são largos, espaçosos, muito confortáveis e têm uma ligeira folga ao encosto o que ajuda à adaptação da posição do passageiro. A iluminação não é ao longo do corredor mas sim alinhada com a bagageira o que apesar de ser boa ideia para uma iluminação directa ao lugar do passageiro, o facto das lampâdas serem de fraca intensidade provoca uma sensação de escuridão geral no autocarro. Ainda a constatar o facto de o carro não possuir janelas de correr o que o torna dependente do ar-condicionado instalado e cuja eficácia é fraca, daí poder-se esperar uma temperatura mais alta após algumas horas de viagem.
É frequente ver-se os Deauville com a traseira fechada, o que pessoalmente prefiro, dado que evita umas dores de cabeça quando o carro vai no sentido contrário ao do sol porque as cortinas por vezes não tapam totalmente a luz e estão constantemente a oscilar. Nas janelas laterais, alguns carros possuem cortinas normais e outros uma tela que abrange totalmente cada janela.
Normalmente é comum ver estas carroçarias assentes em chassis MAN ou Volvo, embora também apareçam em DAF e julgo já ter visto Mercedes o que deve ser algo raro. A versão que tive oportunidade de experimentar estava assente em MAN 16.360 e no geral é uma carro algo simples de conduzir, não tão fácil quanto um VanHool da mesma geração, mas para a altura de fabrico era suficiente. Tinha ainda problemas nas correias que chiavam bastante mesmo após terem sido trocadas por umas novas, mas aí o problema já será outro. A velocidades por vezes não entravam principalmente a 1ª ou 2ª.
Ainda muito mais haveria a dizer mas assim o post torna-se demasiado longo e o que interessa referir já está indicado.
Em conclusão, o Deauville é um dos meus favoritos e peca só por uma ou outra opção relativamente ao conforto individual do passageiro. De resto, impecável.

quinta-feira, março 08, 2012

Horário dos autocarros entre Espinho e Santa Maria da Feira

Ficam os horários das duas carreiras que ligam Espinho a Santa Maria da Feira. A carreira directa passa por Silvalde, Gondosende, Rio Meão, Beire, Hospital, Junta de Freguesia e segue depois até ao castelo. A carreira para Arada segue basicamente o mesmo percurso só que em Beire faz um pequeno desvio pela Remolha e Milheiros, indo depois dar ao hospital de onde segue para Arada. À vinda de Arada demorará não mais do que 10 minutos para chegar à paragem do hospital antes de seguir para Espinho.




(clicar na imagem para ampliar)

Audiências TV Cabo, IPTV e Canal Aberto

Como é sabido, em termos de audiências da TvCabo, esta obtêm ao longo do dia percentagens entre os 26.2% e os 42.3% do todo o universo cabo/iptv/canal aberto. Em relação a canais de cabo, a Sic Notícias sai vencedora sendo premiada anualmente como o canal mais visto desde a sua primeira emissão. No entanto, há outros canais que lá ficam perto e que mantêm uma interessante audiência média de espectadores de acordo com o gráfico seguinte:



De notar o Canal Panda como um dos mais vistos, embora apenas transmita conteúdo infantil, e o Hollywood que apesar de não transmitir constantemente filmes de qualidade ainda obtêm uma parcela significativa.


Como é fácil constatar ao longo do dia nos canais generalistas são transmitidos programas como a Praça da Alegria, o Boa Tarde, as Manhãs da Júlia, as novelas a qualquer horas, etc, e as pessoas perguntam-se porque razão proliferam este tipo conteúdos teoricamente virados para espectadores com mais idade. É que de acordo pela análise de audiências por idade, a fasquia entre os 65 e os 74 anos representa cerca 19.5% do universo e a fasquia entre os 55 e os 64 anos fica nos 16.9%. Ou seja, quase metade dos espectadores têm para cima de 55 anos como representa o gráfico seguinte:


Daí os directores de programação optarem sempre por conteúdos, segmentos e apresentadores que agradem mais ao público de maior idade. Sendo assim, tudo o que for considerado mais alternativo passará sempre para horários considerados "fora de horas" ou serão transmitidos nos mais variados canais temáticos da cabo.