sábado, maio 17, 2008

Músicas do Last.fm completamente grátis

Há cerca de dois ou três meses o site de streaming, entre outras funções, disponibilizou todas as suas músicas para serem ouvidas à vontade do freguês. Até aqui tudo muito engraçado, tirando apenas o simples promenor de que só estão disponiveis para 3 países: USA, Alemanha e obviamente a Inglaterra, onde ficam os escritórios.
Também deve-se reflectir sobre o modo de pagamento aos artistas pelo facto dos users poderem fazer stream à vontade. Esse modo de pagamento é feito através do dinheiro que o site faz com a publicidade, não só com a pub daqueles 3 países mas sim com todos os users de todo o Mundo.

E agora ponho eu a pergunta: então porque não disponibilizaram para toda a gente?

Se todos nós contribuimos com clicks na pub que enche uma parte das páginas, também não deveriamos ter a opção de escolher o que nos apetecesse escutar?


Quero acreditar que eles estão a fazer isto por fases, e que nesta primeira estarão a tentar perceber se arranjarão dinheiro para pagar aos artistas apenas e só pela pub. Sinceramente quero. Espero um dia que os 20 e tal mil portugueses que por lá se registaram, fora aqueles que nem sequer indicaram o país, possam disfrutar de um serviço que é realmente bom. É que são centenas de milhar de utilizadores senão mesmo milhões em todo o Mundo. Claro que nem todos os que se registam acabam por continuar a experiência pois apenas o habitual scrobble de músicas pouca diferença lhes faz, e a livre escolha de músicas talvez os fizesse agarrar mais ao site.