sexta-feira, outubro 01, 2010

Fases de uma depressão: o inicio do tratamento

O inicio do tratamento de uma depressão costuma ser um pouco atribulado e angustiante. A relação com os medicamentos acaba por ser dificil, em parte por causa dos efeitos secundários e estranhos sintomas que deles advêm nos primeiros tempos de tratamento. Alías, por vezes chega-se à conclusão de que até pioraram a situação do doente, mas não passa de um simples passo atrás para depois dar dois à frente. E isto é muito importante. Apesar de se achar que está tudo pior, tudo aquilo que se está a sofrer é para o próprio bem da pessoa e tem que se fazer um esforço para aguentar e ter esperança e confiança no tratamento.
Por vezes, ao final do primeiro mês de tratamento e já pela segunda consulta no psiquiatra, as coisas ainda não melhoraram o que quer que seja, ao que o especialista responderá: "ainda não deu tempo para a medicação fazer efeito.". Se a abordagem feita pelo psiquiatra tiver sido feita correctamente, a pouco mais de cinco ou seis semanas da primeira consulta o tratamento deverá começar a fazer efeito.
E quando as coisas melhoram, ou seja, as manifestações fisicas começam a diminuir de intensidade e socialmente passa a haver mais paciência para tudo, chega finalmente por parte do doente a aceitação de que se encontrava e ainda se encontra em depressão e de que está no caminho certo para a sua reabilitação. A próxima fase descrevo no post seguinte.