sexta-feira, outubro 01, 2010

Fases de uma depressão: a aceitação da doença

Quando as coisas começam a melhorar em todos os sentidos, tanto psicologicamente com fisicamente, aí começa-se a aceitar a doença e chega-se à conclusão de que tudo aquilo que se sofreu desde o inicio do tratamento, valeu a pena.
As manisfestações fisicas da doença vão diminuindo e fazendo com que seja mais fácil enfrentar o dia-a-dia. Muitas vezes os doentes com depressão têm imensa dificuldade em adormecer, o que ao longo do dia provoca uma certa perturbação pelo facto de saberem que de noite as coisas são sempre complicadas. Com determinados medicamentos como o Seroquel, tudo se torna mais fácil e à medida que o doente se convence que de noite terá menos dificuldades em adormecer, irá então viver o quotidiano de forma mais aliviada.
Mesmo assim, após tanta reabilitação e melhor qualidade de vida, nunca se deve abandonar a medicação de forma arbitrária, porque da mesma forma que demorou bastante tempo a obter melhorias, igual será a desabituação de tais medicamentos e tais doses. Deve-se sempre confiar no psiquiatra e respeitar as suas decisões. Para assuntos sérios exige-se uma atenção séria.

Fases de uma depressão: o inicio do tratamento

O inicio do tratamento de uma depressão costuma ser um pouco atribulado e angustiante. A relação com os medicamentos acaba por ser dificil, em parte por causa dos efeitos secundários e estranhos sintomas que deles advêm nos primeiros tempos de tratamento. Alías, por vezes chega-se à conclusão de que até pioraram a situação do doente, mas não passa de um simples passo atrás para depois dar dois à frente. E isto é muito importante. Apesar de se achar que está tudo pior, tudo aquilo que se está a sofrer é para o próprio bem da pessoa e tem que se fazer um esforço para aguentar e ter esperança e confiança no tratamento.
Por vezes, ao final do primeiro mês de tratamento e já pela segunda consulta no psiquiatra, as coisas ainda não melhoraram o que quer que seja, ao que o especialista responderá: "ainda não deu tempo para a medicação fazer efeito.". Se a abordagem feita pelo psiquiatra tiver sido feita correctamente, a pouco mais de cinco ou seis semanas da primeira consulta o tratamento deverá começar a fazer efeito.
E quando as coisas melhoram, ou seja, as manifestações fisicas começam a diminuir de intensidade e socialmente passa a haver mais paciência para tudo, chega finalmente por parte do doente a aceitação de que se encontrava e ainda se encontra em depressão e de que está no caminho certo para a sua reabilitação. A próxima fase descrevo no post seguinte.

Fases de uma depressão: a negação do óbvio

Como as depressões normalmente se iniciam com manifestações físicas, ao principio nunca se suspeita que se está com uma depressão.
Normalmente a tendência é para achar que existe algo de errado com alguma parte do corpo e que se sofre de algum problema grave de saúde. Como tal, a tendência seguinte é para começar a marcar consultas com o especialista que se acha que possa resolver o problema. Eventualmente, após feitos uma série de exames e análises, o especialista chega à conclusão que não há nada de errado e que provavelmente o problema não residirá naquilo em que se pensa inicialmente.
Como tal, qualquer médico, após as conclusões, dá então o conselho de que o melhor será fazer uma visita a um psiquiatra. Relutantes em relação ao conselho, as pessoas acabam por marcar uma consulta. Nessa consulta, o psiquiatra faz um enorme número de questões acerca da vida pessoal, afectiva, familiar, profissional e vários outros antecedentes, o que o leva, se for mesmo o caso, a atribuir todas as manifestações fisicas a uma eventual depressão causada por um determinado factor.
De inicio, a reacção do doente é de completa rejeição perante aquilo que está a ouvir, e apesar da solução que o psiquiatra apresenta, nunca chega a acreditar que aquilo o levará a algum sitio. Se o psiquiatra for de qualidade conseguirá com que o doente faça respeitar a receita e a posologia do tratamento, e aí, entra-se noutra fase que descrevo no post seguinte.