quinta-feira, março 08, 2012

Audiências TV Cabo, IPTV e Canal Aberto

Como é sabido, em termos de audiências da TvCabo, esta obtêm ao longo do dia percentagens entre os 26.2% e os 42.3% do todo o universo cabo/iptv/canal aberto. Em relação a canais de cabo, a Sic Notícias sai vencedora sendo premiada anualmente como o canal mais visto desde a sua primeira emissão. No entanto, há outros canais que lá ficam perto e que mantêm uma interessante audiência média de espectadores de acordo com o gráfico seguinte:



De notar o Canal Panda como um dos mais vistos, embora apenas transmita conteúdo infantil, e o Hollywood que apesar de não transmitir constantemente filmes de qualidade ainda obtêm uma parcela significativa.


Como é fácil constatar ao longo do dia nos canais generalistas são transmitidos programas como a Praça da Alegria, o Boa Tarde, as Manhãs da Júlia, as novelas a qualquer horas, etc, e as pessoas perguntam-se porque razão proliferam este tipo conteúdos teoricamente virados para espectadores com mais idade. É que de acordo pela análise de audiências por idade, a fasquia entre os 65 e os 74 anos representa cerca 19.5% do universo e a fasquia entre os 55 e os 64 anos fica nos 16.9%. Ou seja, quase metade dos espectadores têm para cima de 55 anos como representa o gráfico seguinte:


Daí os directores de programação optarem sempre por conteúdos, segmentos e apresentadores que agradem mais ao público de maior idade. Sendo assim, tudo o que for considerado mais alternativo passará sempre para horários considerados "fora de horas" ou serão transmitidos nos mais variados canais temáticos da cabo.